Amor, romance e vulcões em erupção
Alguns casais gostam de viajar juntos. Outros, de tomar um bom vinho. E há aqueles que curtem explorar vulcões em erupção e se esquivar se cachoeiras de lava que chegam a 1400 graus Celsius. É o caso de Katia e Maurice Krafft.
Aliás, “era” o caso. Porque o mundo todo sabe que os Krafft foram pulverizados por uma gigantesca nuvem de fumaça e detritos expelida do Monte Unzen, no Japão, em junho de 1991. Considerados dois dos vulcanólogos mais famosos e midiáticos do mundo, os franceses passaram 20 anos viajando o globo e registrando vulcões em erupção.
Durante esse tempo, juntaram milhares de fotografias e horas de filmes, lançaram livros e fizeram documentários e programas de TV sobre vulcões. E o filé desse material está agora reunido num documentário fascinante: “Vulcões: a Tragédia de Katia e Maurice Krafft”, disponível na plataforma Disney+.
Dirigido por Sara Dosa, documentarista especializada em filmes sobre natureza, mas que codirigiu, com a grande Barbara Koppel, um doc sobre o bizarro encontro entre Richard Nixon e Johnny Cash, não é só um filme sobre pessoas que amam vulcões, mas um retrato emocionante de um casal que levou sua paixão ao limite.
Por meio de entrevistas e cenas de arquivo, conhecemos Katia e Maurice, dois obcecados por vulcões que encontram suas caras-metades e nunca mais se largam. Katia é mais cerebral e responsável, enquanto Maurice é o porra-louca do casal, que não titubeia em navegar num bote de borracha por um lago de líquido sulfuroso na Indonésia. Mas ambos demonstram impaciência com as convenções do mundo civilizado e parecem saber que seus dias na Terra, enquanto teimarem em ficar a poucos metros de montanhas de lava, estão contados.
“Vulcões” usa o vastíssimo arquivo dos Krafft e revela imagens verdadeiramente assombrosas. É um filme diferente e único, em que os personagens são tão interessantes quanto o trabalho que fazem.
Uma ótima semana a todas e todos. E não esqueçam: hoje, às 20, temos um “Encontro” com Ritchie, aberto a todos os assinantes!
3 comentários em "Amor, romance e vulcões em erupção"
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Querido Barça, lembro até hoje da lista que fiz de documentários recomendados por você. Baixei e assisti todos e isso tem quase 20 anos. Descobri que é meu gênero favorito no cinema. O que me pega é sempre a forma como você escreve. Vou assistir Fire of Love hoje. Grande abraço.
Quero assistir. Tem também um documentário do Werner Herzog sobre vulcões , imperdível como tudo que o maluco faz ( felizmente ainda não vi tudo) .
Já vi. Os Krafft aparecem.