set/2024

Introdução à História do Cinema – Aula 3

Por André Barcinski

Introdução à História do Cinema – Aula 3

Por André Barcinski

Publicação exclusiva para apoiadores(as) da APOIA.se

Ainda não é um(a) apoiador(a)?

Torne-se um apoiador(a) de R$ 20 ou mais para acessar esta publicação.

Já é um apoiador(a) de R$ 20 ou mais?

Para acessar esta publicação é necessário estar cadastrado e logado neste site usando o mesmo email utilizado na APOIA.se. Para se cadastrar clique aqui. Se já for cadastrado neste site, faça seu login aqui.

4 comentários em "Introdução à História do Cinema – Aula 3"

  1. daniel tumati disse:

    Olá, onde encontro a lista dos filmes apresentados nas aulas?

    1. André Barcinski disse:

      Bom dia. Tenho uma lista de filmes e livros recomendados:

      ATENÇÃO:
      – Filmes em ordem cronológica
      – Selecionei um filme por diretor, para dar mais variedade à lista (exceção para Hitchcock, Polanski e Lumet, que têm filmes em duas categorias)

      CINEMA MUDO
      “Viagem à Lua” (Georges Méliès, França, 1902)
      “O Estudante de Praga” (Paul Wegener, Alemanha, 1913)
      “O Nascimento de Uma Nação” (D.W. Griffith, EUA, 1915)
      “O Gabinete do Doutor Caligari” (Robert Wiene, Alemanha, 1920)
      “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse” (Rex Ingram, EUA, 1921)
      “A Carruagem Fantasma” (Victor Sjostrom, Suécia, 1921)
      “Nanook, o Esquimó” (Robert Flaherty, EUA, 1922)
      “Haxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (Benjamin Christensen, Suécia/Dinamarca, 1922)
      “Nosferatu” (F.W. Murnau, Alemanha, 1922)
      “Safety Last” (Harold Lloyd, EUA, 1923)
      “Os Dez Mandamentos” (Cecil B. De Mille, EUA, 1923)
      “Entr’Acte” (René Clair, França, 1924)
      “Ouro e Maldição” (Erich Von Stroheim, EUA, 1924)
      “Em Busca do Ouro” (Charles Chaplin, EUA, 1925)
      “A General” (Buster Keaton, EUA, 1925)
      “O Encouraçado Potemkin” (Serguei Eisenstein, União Soviética, 1925)
      “A Rua Sem Alegria” (G.W. Pabst, Alemanha, 1925)
      “Ménilmontant” (Dimitri Kirsanoff, França, 1926)
      “The Lodger” (Alfred Hitchcock, Inglaterra, 1927)
      “Napoleão” (Abel Gance, França, 1927)
      “Metropolis” (Fritz Lang, Alemanha, 1927)
      “O Martírio de Joana D’Arc” (Carl Theodore Dreyer, Dinamarca, 1928)
      “Um Cão Andaluz” (Luis Buñuel, França, 1929)
      “Um Homem Com Uma Câmera” (Dziga Vertov, União Soviética, 1929)
      “Limite” (Mário Peixoto, Brasil, 1931)

      2 – HOLLYWOOD
      “O Cantor de Jazz” (Alan Crosland, EUA, 1927)
      “Scarface” (Howard Hawks, EUA, 1932)
      “Diabo a Quatro” (Leo McCarey, EUA, 1933)
      “Top Hat” (Mark Sandrich, EUA, 1939)
      “E o Vento Levou” (Victor Fleming, EUA, 1939)
      “Ninotchka” (Ernst Lubitsch, EUA, 1939)
      “Fantasia” (produção de Walt Disney, EUA, 1940)
      “Relíquia Macabra” (John Huston, EUA, 1941)
      “Cidadão Kane” (Orson Welles, EUA, 1941)
      “Casablanca” (Michael Curtiz, EUA, 1942)
      “Laura” (Otto Preminger, EUA, 1944)
      “A Felicidade Não se Compra” (Frank Capra, EUA, 1946)
      “A Malvada” (Joseph L. Mankiewicz, EUA, 1950)
      “Crepúsculo dos Deuses” (Billy Wilder, EUA, 1950)
      “Um Bonde Chamado Desejo” (Elia Kazan, EUA, 1951)
      “Matar ou Morrer” (Fred Zinnemann, EUA, 1952)
      “Cantando na Chuva” (Stanley Donen e Gene Kelly, EUA, 1952)
      “Rebelde Sem Causa” (Nicholas Ray, EUA, 1955)
      “Rastros de Ódio” (John Ford, EUA, 1956)
      “12 Homens e Uma Sentença” (Sidney Lumet, EUA, 1957)
      “Um Corpo Que Cai” (Hitchcock, EUA, 1958)
      “Ben-Hur” (William Wyler, EUA, 1959)
      “A Noviça Rebelde” (Robert Wise, EUA, 1965)
      “My Fair Lady” (George Cukor, EUA, 1965)
      “Butch Cassidy & the Sundance Kid” (George Roy Hill, EUA, 1969)

      3 – CINEMA EUROPEU E ASIÁTICO – ANOS 1940 A 1960

      “A Grande Ilusão” (Jean Renoir, França, 1937)
      “Roma, Cidade Aberta” (Roberto Rosselini, Itália, 1945)
      “Desencanto” (David Lean, Inglaterra, 1945)
      “A Bela e a Fera” (Jean Cocteau, França, 1946)
      “Ladrões de Bicicleta” (Vittorio De Sica, Itália, 1948)
      “Sapatinhos Vermelhos” (Michael Powell e Emeric Pressburger, Inglaterra, 1948)
      “Rashomon” (Akira Kurosawa, Japão, 1950)
      “Era Uma Vez em Tóquio” (Yasujiro Ozu, Japão, 1953)
      “O Salário do Medo” (Henri-Georges Clouzot, França, 1953)
      “Canção da Estrada” (Satyajit Ray, Índia, 1955)
      “O Sétimo Selo” (Ingmar Bergman, Suécia, 1957)
      “Os Eternos Desconhecidos” (Mario Monicelli, Itália, 1958)
      “Os Incompreendidos” (François Truffaut, França, 1959)
      “La Dolce Vita” (Federico Fellini, Itália, 1960)
      “A Aventura” (Michelangelo Antonioni, Itália, 1960)
      “Acossado” (Jean-Luc Godard, França, 1960)
      “Mamma Roma” Pier Paolo Pasolini, Itália, 1962)
      “O Anjo Exterminador” (Luis Buñuel, México, 1962)
      “A Infância de Ivan” (Andrei Tarkovsky, União Soviética, 1962)
      “Cléo de 5 às 7” (Agnès Varda, França, 1962)
      “A Faca Na Água” (Roman Polanski, Polônia, 1962)
      “O Criado” (Joseph Losey, Inglaterra, 1963)
      “Dr. Fantástico” (Stanley Kubrick, Inglaterra, 1964)
      “Trens Estreitamente Vigiados” (Jiri Menzel, Tcheco-Eslováquia, 1966)
      “Era Uma Vez no Oeste” (Sergio Leone, Itália, 1968)
      Lista de 30 filmes italianos que fiz https://letterboxd.com/sr_dylan_/list/cinema-italiano-30-anos-em-30-filmes-1945/

      4- NOVA HOLLYWOOD

      “Paixões Que Alucinam” (Samuel Fuller, EUA, 1963)
      “O Segundo Rosto” (John Frankenheimer, EUA, 1966)
      “A Primeira Noite de Um Homem” (Mike Nichols, EUA, 1967)
      “Bonnie & Clyde” (Arthur Penn, EUA, 1967)
      “Sem Destino” (Dennis Hopper, EUA, 1969)
      “Meu Ódio Será Tua Herança” (Sam Peckinpah, EUA, 1969)
      “M.A.S.H.” (Robert Altman, EUA, 1970)
      “Cada Um Vive Como Quer” (Bob Rafelson, EUA, 1970)
      “A Última Sessão de Cinema” (Peter Bogdanovich, EUA, 1971)
      “Operação França” (William Friedkin, EUA, 1971)
      “Ensina-Me a Viver” (Hal Ashby, EUA, 1972)
      “O Poderoso Chefão” (Francis Ford Coppola, EUA, 1972)
      “Terra de Ninguém” (Terence Malick, EUA, 1973)
      “Uma Mulher Sob a Influência” (John Cassavettes, EUA, 1974)
      “Chinatown” (Roman Polanski, EUA, 1974)
      “Um Estranho no Ninho” (Milos Forman, EUA, 1975)
      “Um Dia de Cão” (Sidney Lumet, EUA, 1975)
      “Tubarão” (Steven Spielberg, EUA, 1975)
      “Taxi Driver” (Martin Scorsese, EUA, 1976)
      “Todos os Homens do Presidente” (Alan J. Pakula, EUA, 1976)
      “Carrie – A Estranha” (Brian De Palma, EUA, 1976)
      “Eraserhead” (David Lynch, EUA, 1977)
      “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (Woody Allen, EUA, 1977)
      “Guerra nas Estrelas” (George Lucas, EUA, 1977)
      “O Franco-Atirador” (Michael Cimino, EUA, 1978)

      BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
      Escolhi livros em português. Alguns estão fora de catálogo, mas podem ser encontrados em sites de livros usados, como Estante Virtual

      “História do Cinema Mundial” (Fernando Mascarello, org.)
      Um livro abrangente e informativo, com capítulos escritos por especialistas e que abrangem tópicos que vão da invenção do cinema ao moderno cinema comercial. Fala de cinema europeu, asiático, africano e brasileiro. Altamente recomendado.

      “Vocês Ainda Não Ouviram Nada”, de Celso Sabadin
      Ampla e informativa história do cinema mudo.

      “A Tela Demoníaca”, de Lotte Eisner
      Livro clássico sobre o Expressionismo Alemão dos anos 1910 a 1930.

      “A Cidade das Redes – Hollywood nos anos 40”, de Otto Friedrich
      Sensacional relato sobre os anos de ouro em Hollywood. Traça um bom panorama da invenção do “studio system” nos Estados Unidos.

      A Nouvelle Vague e Godard, de Michel Marie
      Para quem deseja se aprofundar na história de um dos movimentos cinematográficos mais influentes do mundo.

      Hitchcock/Truffaut – Entrevistas
      Livro clássico em que o cineasta francês François Truffaut entrevista seu ídolo, o britânico Alfred Hitchcock, que analisa toda sua filmografia.
      Vale a pena ver também o documentário “Hitchcock e Truffaut”, que está no Globoplay.

      “Como a Geração Sexo-Drogas-e Rock’n’Roll Salvou Hollywood”, de Peter Biskind
      Divertido e emocionante livro sobre a “Nova Hollywood” de Coppola, Scorsese, Bogdanovich, Spielberg e outros.

      1. daniel tumati disse:

        Muito Obrigado!
        Já vou vou usar hoje de referência para o que assistir

        1. André Barcinski disse:

          Depois diz o que achou!

Deixe um comentário

XS
SM
MD
LG
XL
2XL