ago/2025

“Se Meu Apartamento Falasse” revela gênio de Billy Wilder

Por André Barcinski

“Se Meu Apartamento Falasse” revela gênio de Billy Wilder

Por André Barcinski

Publicação exclusiva para apoiadores(as) da APOIA.se

Ainda não é um(a) apoiador(a)?

Torne-se um apoiador(a) de R$ 20 ou mais para acessar esta publicação.

Já é um apoiador(a) de R$ 20 ou mais?

Para acessar esta publicação é necessário estar cadastrado e logado neste site usando o mesmo email utilizado na APOIA.se. Para se cadastrar clique aqui. Se já for cadastrado neste site, faça seu login aqui.

Problemas em acessar esse conteúdo?

Se você já é um apoiador e por acaso não está conseguindo acessar esse texto, por favor clique aqui.

Precisa de ajuda? Clique aqui.

8 comentários em "“Se Meu Apartamento Falasse” revela gênio de Billy Wilder"

  • Imagem de perfil do usuárioImagem de perfil do usuário
    Fabricioferrer1

    Wilder é tranquilamente o mais completo diretor do cinema. Ninguém transitou tão bem por ação, drama e humor refinado, as vezes tudo no mesmo filme, como ele. Se levar em conta a qualidade dos diálogos e a coleção de textos de quando era repórter, chega a ser covardia!

  • Eu gostei mais recentemente do que quando o vi na adolescência, época de meu início de cinefilia e completamente fascinado por “Quanto Mais Quente Melhor”, uma das maiores e melhores comédias da história até hoje.
    O filme de Wilder com Marilyn foi tão avassalador para mim que empalideceu o também grande “O Pecado Mora ao Lado”, mas hoje as coisas estão mais equilibradas para mim, 35 anos depois…

  • Imagem de perfil do usuárioImagem de perfil do usuário
    Carlos Thomaz Pl Albornoz

    A única discordância é que sigo achando ‘Quanto mais quente melhor’ meu filme favorito de Wilder, seguido do gelado ‘Pacto de Sangue’… mas a escolha é complicada, e a diferença entre eles é mínima, como diria Nelson Rodrigues a diferença poderia ser atravessada por uma formiga com água pelos joelhos… baita roteiro, baitas interpretações, personagens fantásticos…

  • Imagem de perfil do usuárioImagem de perfil do usuário
    Ricardo Faustino

    Sei que não é hábito de muita gente, mas pra quem gosta, a Versátil lançou um box fantástico em bluray, com esse filme, e mais Pacto de Sangue, Testemunha de Acusação e A Montanha dos Sete Abutres.

  • Imagem de perfil do usuárioImagem de perfil do usuário
    Cleibsom Carlos Alves Cabral

    Wilder é um dos grandes do cinema e Se Meu Apartamento Falasse é um, dentre vários, de seus grandes filmes. Cineasta de estilo elegante que queria, antes de tudo, entreter, mas com inteligência…E é impressionante o senso de humor e a leveza do cara, apesar da melancolia, em sua autobiografia, Ninguém é Perfeito, mesmo quando diz as coisas mais pesadas e desagradáveis como, por exemplo, os perrengues de sua família durante a 2ª guerra mundial e a condescendência benevolente, que o humilhava demais, com que os executivos de Hollywood o recebiam e recusavam seus projetos, como se dissessem “Você é gênio e estou sendo respeitoso em recebê-lo, mas seu tempo já passou!!”, no fim de sua carreira.

  • Fantástico esse filme! Como Wilder conseguiu ser tão produtivo e fazer tantos bons filmes ao longo de tantos anos? Será q essa parceria dele com os roteiristas foi determinante pra isso? Vc vê algum outro diretor com parcerias tão sólidas quanto ele e que tenham tantos filmes bons quanto ele? Abraço, Barça!

Deixe um comentário

Ir para o topo