
“Se Meu Apartamento Falasse” revela gênio de Billy Wilder
Por André Barcinski
Publicação exclusiva para apoiadores(as) da APOIA.se
Ainda não é um(a) apoiador(a)?
Torne-se um apoiador(a) de R$ 20 ou mais para acessar esta publicação.
Já é um apoiador(a) de R$ 20 ou mais?
Para acessar esta publicação é necessário estar cadastrado e logado neste site usando o mesmo email utilizado na APOIA.se. Para se cadastrar clique aqui. Se já for cadastrado neste site, faça seu login aqui.
Problemas em acessar esse conteúdo?
Se você já é um apoiador e por acaso não está conseguindo acessar esse texto, por favor clique aqui.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
4 comentários em "“Se Meu Apartamento Falasse” revela gênio de Billy Wilder"
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Wilder é um dos grandes do cinema e Se Meu Apartamento Falasse é um, dentre vários, de seus grandes filmes. Cineasta de estilo elegante que queria, antes de tudo, entreter, mas com inteligência…E é impressionante o senso de humor e a leveza do cara, apesar da melancolia, em sua autobiografia, Ninguém é Perfeito, mesmo quando diz as coisas mais pesadas e desagradáveis como, por exemplo, os perrengues de sua família durante a 2ª guerra mundial e a condescendência benevolente, que o humilhava demais, com que os executivos de Hollywood o recebiam e recusavam seus projetos, como se dissessem “Você é gênio e estou sendo respeitoso em recebê-lo, mas seu tempo já passou!!”, no fim de sua carreira.
André, faz muito tempo que vi esse filme e adoro, sempre vale a pena revê-lo!!!
Fantástico esse filme! Como Wilder conseguiu ser tão produtivo e fazer tantos bons filmes ao longo de tantos anos? Será q essa parceria dele com os roteiristas foi determinante pra isso? Vc vê algum outro diretor com parcerias tão sólidas quanto ele e que tenham tantos filmes bons quanto ele? Abraço, Barça!
Kurosawa, talvez? Mas certamente não tão eclético.