abr/2022

Quando o pop brasileiro era rico

Por André Barcinski

Quando o pop brasileiro era rico

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13 comentários em "Quando o pop brasileiro era rico"

  1. elnoventon disse:

    acho engraçado também como vários desses músicos não tinham muito apreço pela própria música que gravavam, pelo menos o pessoal do jazz tinha meio que vergonha de pop, era um troço “sujo”. Dizem que James Jamerson odiava pop e não tava nem aí pra todas as linhas clássicas de baixo que criou e que nós fãs de pop idolatramos.

    1. André Barcinski disse:

      Aqui acontecia o mesmo, a galera que tocava um som mais sofisticado fazia trabalho em estúdio em discos comerciais, mas não gostava de comentar.

  2. Luiz Santos Resende disse:

    Oh Barça nunca prestei atenção nesta constelação absurda de músicos neste disco do Pepeu Gomes, curto um monte Novos Baianos e a carreira solo dele, vou dar uma ouvida para recordar está disco. Valeu.

    1. André Barcinski disse:

      Disco é excelente.

  3. Seifert86 disse:

    Barça, ansioso pra comprar o Pavões Misteriosos, será minha primeira leitura, quando fui comprar já estava esgotado. Quanto à biografia do Mojica, há previsão de relançamento ?

    1. André Barcinski disse:

      Cara, a bio do Mojica foi relançada, em versão luxuosa, pela Editora Darkside, há uns cinco anos, recomendo muito, a versão é bem legal.

  4. Roger Andrausa disse:

    Minha nossa, que cast! Seria o ápice da carreira de qualquer artista global gravar com um time desses! E esse disco é demais mesmo!

    Assisti o Pepeu ao vivo uns meses antes da pandemia, com os irmãos Jorginho e Didi como parte da banda. Foi demais, ele ainda manda muito!

  5. Sandro Silva disse:

    Abe Laboriel Jr. toca bateria na banda de Paul McCartney há anos… uma delícia ler esse texto, me lembrou da leitura do seu livro “Pavões Misteriosos”. Abração, mestre.

    1. André Barcinski disse:

      Sim, filho do homem.

  6. Joãozinho1983 disse:

    André, realmente esse time que o Pepeu Gomes reuniu para o seu disco, é espetacular, parece a escalação atual do Manchester City!!!!

    Mas o pop brasileiro atual (pelo menos o do mainstream), também não é rico (financeiramente falando? Não é feito muito investimento para alavancar a carreira da Anitta, Pabblo Vittar, Ludmilla, Luísa Sonza, entre outors e outras?

    Sem contar o tanto de grana de “origem duvidosa” injetada no sertanejo, na pisadinha e no funk, as nossas músicas pop atuais?

    1. André Barcinski disse:

      Não sei, talvez a grana em anos anteriores fosse investida mais nos discos do que na promoção…

  7. Sergio Neves disse:

    Barça, você sempre menciona os músicos de estúdio e tenta dar o devido crédito, o que é justo. Antigamente o nome deles nem aparecia no encarte. Mas eu sempre me pergunto, esses músicos de estúdio, ou até mesmo os que acompanham a banda em turnês mas não fazem parte oficialmente da banda, por que são tão menosprezados? É porque eles são substituíveis?

    1. André Barcinski disse:

      Era um trabalho considerado meio que braçal, os caras iam pro estúdio, não sabiam nem o que iam gravar, eram “peões” mesmo. Acho isso fascinante.

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