jun/2025

“Trilogia dos Dólares”: um marco do Faroeste Espaguete

Por André Barcinski

“Trilogia dos Dólares”: um marco do Faroeste Espaguete

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14 comentários em "“Trilogia dos Dólares”: um marco do Faroeste Espaguete"

  • A cena inicial do Três Homens em Conflito é gag de narrativa cinematográfica muito legal. Mas a revelação do Henry Fonda como o vilão assassino de crianças em Era Uma Vez no Oeste é de arrepiar, mesmo. O roteiro desse tem a mão do Dario Argento, não? Só filmaços, inspiração para um quadrinho que lancei recentemente. Ah, e falando em Henry Fonda, dois faroestes americanos que gosto dele são Paixão dos Fortes e Consciências Mortas.

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    Ricardo Abeleira

    Esses filmes são um espetáculo mesmo. Também acho o Era Uma Vez o melhor dos quatro. Gosto muito também do outro Sergio, o Corbucci, que fez suas obras-primas do gênero (Django, Vingador Silencioso, Os Cruéis).
    Barcinski, você acha que a inspiração pra Um Punhado e Yojimbo foi Red Harvest, do Dashiell Hammett? A história é basicamente a mesma.

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    Rafael Carneiro Bolda

    Quando comecei a ler a frase “O filme traz a deslumbrante…”, achei que viria “Claudia Cardinale” na próxima linha. Era uma vez no oeste é demais, valeu pelo texto.

  • Eu amo a trilogia e concordo que Era Uma Vez no Oeste é melhor que os três. Você já viu um documentário chamado “Desenterrando Sad Hill”, onde um bando de malucos cria uma campanha pra restaurar o cemitério da cena final de “Três Homens em Conflito”? Estava no Netflix até bem pouco tempo atrás, e vale a pena pra quem gosta do filme.

  • Olá André. Inicialmente tinha uma certa resistência com filmes de Faroeste/Western, acho que por desconhecimento dos filmes mesmo.
    No entanto quando comecei a ter contato com o gênero ( um amigo também me indicou), me dei conta da riqueza daquelas histórias, me parece que formadoras do cinema americano, não? Adquiri algumas caixas da Versátil e preciso, inclusive, assistir vários títulos pendentes.
    O faroeste espaguete que você citou ,apesar das limitações de orçamento entregaram obras bem interessantes, e em conjunto com a trilha sonora de Morricone acabaram de tornando puro deleite.
    Só um adendo: você acha que faroestes revisionistas cumpriram de certo modo um papel de mea culpa se levarmos em conta a maneira como a história do desbravamento do oeste foi levado às telas nos primórdios do gênero?
    Grande abraço!

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      Andre Barcinski

      Cara, acho que o revisionismo no western americano vem desde o fim dos anos 60 e início dos 70, com Peckinpah, “Pequeno Grande Homem”, “Butch Cassidy”, etc. Índio deixou de ser o malvadão da história há um bom tempo!

  • Fala, Barça!
    Meu pai e eu adoramos westerns, já vimos a trilogia várias vezes, mas também concordamos que nosso preferido é Era Uma Vez no Oeste.
    Aquela cena inicial na estação de trem é de colocar em toda escola de cinema!

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