
“Trilogia dos Dólares”: um marco do Faroeste Espaguete
Por André Barcinski
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14 comentários em "“Trilogia dos Dólares”: um marco do Faroeste Espaguete"
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A cena inicial do Três Homens em Conflito é gag de narrativa cinematográfica muito legal. Mas a revelação do Henry Fonda como o vilão assassino de crianças em Era Uma Vez no Oeste é de arrepiar, mesmo. O roteiro desse tem a mão do Dario Argento, não? Só filmaços, inspiração para um quadrinho que lancei recentemente. Ah, e falando em Henry Fonda, dois faroestes americanos que gosto dele são Paixão dos Fortes e Consciências Mortas.
Sim, Argento trabalhou no roteiro.
Esses filmes são um espetáculo mesmo. Também acho o Era Uma Vez o melhor dos quatro. Gosto muito também do outro Sergio, o Corbucci, que fez suas obras-primas do gênero (Django, Vingador Silencioso, Os Cruéis).
Barcinski, você acha que a inspiração pra Um Punhado e Yojimbo foi Red Harvest, do Dashiell Hammett? A história é basicamente a mesma.
Cara, muita gente diz isso, mas o próprio Kurosawa nunca citou o livro, e acho que ele, que AMAVA romance policial americano, não teria por que não mencioná-lo.
Quando comecei a ler a frase “O filme traz a deslumbrante…”, achei que viria “Claudia Cardinale” na próxima linha. Era uma vez no oeste é demais, valeu pelo texto.
Também é!
Eu amo a trilogia e concordo que Era Uma Vez no Oeste é melhor que os três. Você já viu um documentário chamado “Desenterrando Sad Hill”, onde um bando de malucos cria uma campanha pra restaurar o cemitério da cena final de “Três Homens em Conflito”? Estava no Netflix até bem pouco tempo atrás, e vale a pena pra quem gosta do filme.
Vi sim, muito divertido o filme. Tem maluco pra tudo.
Grande Sergio Leone. Pena que se foi tão cedo. No início dos anos 90 ele iria rodar um filme sobre Leningrado que acho que seria uma obra prima.
O cara morreu com 60 anos, muito novo.
Olá André. Inicialmente tinha uma certa resistência com filmes de Faroeste/Western, acho que por desconhecimento dos filmes mesmo.
No entanto quando comecei a ter contato com o gênero ( um amigo também me indicou), me dei conta da riqueza daquelas histórias, me parece que formadoras do cinema americano, não? Adquiri algumas caixas da Versátil e preciso, inclusive, assistir vários títulos pendentes.
O faroeste espaguete que você citou ,apesar das limitações de orçamento entregaram obras bem interessantes, e em conjunto com a trilha sonora de Morricone acabaram de tornando puro deleite.
Só um adendo: você acha que faroestes revisionistas cumpriram de certo modo um papel de mea culpa se levarmos em conta a maneira como a história do desbravamento do oeste foi levado às telas nos primórdios do gênero?
Grande abraço!
Cara, acho que o revisionismo no western americano vem desde o fim dos anos 60 e início dos 70, com Peckinpah, “Pequeno Grande Homem”, “Butch Cassidy”, etc. Índio deixou de ser o malvadão da história há um bom tempo!
Fala, Barça!
Meu pai e eu adoramos westerns, já vimos a trilogia várias vezes, mas também concordamos que nosso preferido é Era Uma Vez no Oeste.
Aquela cena inicial na estação de trem é de colocar em toda escola de cinema!
Acho que não tem comparação em termos de qualidade.