Uma polaroide da bossa nova
Por André Barcinski
Publicação exclusiva para apoiadores(as) da APOIA.se
Ainda não é um(a) apoiador(a)?
Torne-se um apoiador(a) de R$ 20 ou mais para acessar esta publicação.
Já é um apoiador(a) de R$ 20 ou mais?
Para acessar esta publicação é necessário estar cadastrado e logado neste site usando o mesmo email utilizado na APOIA.se. Para se cadastrar clique aqui. Se já for cadastrado neste site, faça seu login aqui.
Problemas em acessar esse conteúdo?
Se você já é um apoiador e por acaso não está conseguindo acessar esse texto, por favor clique aqui.
12 comentários em "Uma polaroide da bossa nova"
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
André, esse canal do CTAv é incrível, acabei de ver um vídeo sobre o centro histórico da minha cidade e fiquei bem emocionado. Muitíssimo obrigado por isso.
Que demais, vou procurar.
Esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=S7xjemAfOPI
Demais!
Fala ai Barça
Aproveitando o assunto, um off-topic nem tão off assim.
No último final de semana, me propus a assitir a live do CazeTV na casa do Zeca Pagodinho realizada com o objetivo de arrecadar doações para enchentes do RS.
Não havia ficado sabendo desta live na epoca em que ela ocorreu, e tava postergando assisti-la, mas enfim, aquilo ali é um regsitro pra posteridade da musica brasileira. Zeca Pagodinho, Gilberto Gil, Jorge Aragao, Alcione, Jorge Ben chegando atrasado…. Clima despretensioso, bebida na mesa, conversas, improviso, discussão se a musica já foi tocada ou não, coisa linda.
Assisti no sabado a tarde com a esposa tomando uma gelada, e no domingo pela manhã nos afazeres doméstico e preparação do almoço assisti novamente…
https://www.youtube.com/watch?v=5YF9GNZ6CXs
Excelente dica, também não vi!
Barcinski, uma vez vi um video do ex-diretor de programação da MTV dando uma palestra para alunos de Jornalismo, la’ no meio da palestra ele disse que a musica brasileira é mais “rica” no sentido de diversidade que a musica norte-americana. Eu achei a afirmação meio exagerada, pois eles tem nada menos que o Blues, Jazz, Rock etc,. Agente tem o Samba, a Bossa-Nova…. Nos generos regionais os dois paises são muito ricos. O que vc acha?
Acho que ele deu um chute, mas periga errar.
so’ para constar, eu fui atràs dos arquivos e encontrei o video, o ex-diretor em questão é o Zico Goes e o termo que ele utiliza é que o “cenario musical” no Brasil é maior que nos EUA, Video abaixo avançar para 55m30s.
https://www.youtube.com/watch?v=ITyA13tiyI4&t=536s
Na verdade o que me interessa não é saber qual pais tem o cenario maior ou menor, mas tenho uma teoria que o encontro das culturas, principalmente vinda da Europa e da Africa, enriqueceu enormemente as Americas, principalmente o EUA e o Brasil também, so’ que em menor grau.
Concordo. Jazz, blues, gospel, rock…
Essas cenas e áudios da cultura brasileira pré 1980 sempre me interessaram porque são relativamente raras e – infelizmente – mal conservadas.
Ruy Castro escreveu sobre o tema hoje na Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2024/09/seu-passado-sumiu.shtml
Obrigado, lerei!