“No Ritmo do Coração”: o Oscar abandonou o cinema
Por André Barcinski
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28 comentários em "“No Ritmo do Coração”: o Oscar abandonou o cinema"
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também não colocaria “Gente como a gente” na categoria bomba.
Aconteceu uma cena antológica aqui em casa. Eu assisti “No ritmo do coração” – via “cine torrent”. Achei realmente um lixo. O pior é que logo depois eu cumpri meu ritual de colocar via streaming mais um capítulo de “A usurpadora” pra minha mãe (87 anos) ver. Eu resolvi dar uma olhada e só conseguia pensar: “Porra, ‘A Usurpadora” é muito melhor!”
Total, sem dúvidas é pior que todos eles.
O Dalenogare deu um olhar interessante sobre como a Apple fez a campanha para esse filme ganhar. o prêmio, primeiro fazendo uma campanha apenas para ser indicado, por que era um filme “fofinho” inofensivo. Depois da indicação, fizeram outra campanha para ganhar o prêmio e deu certo.
O Oscar, hoje, é isso: política entre umas panelinhas. Inclusive, se não fosse o lance do tapa, essa edição do Oscar seria irrelevante e esquecida na manhã seguinte.
Obrigado, vou procurar me informar sobre isso, bem interessante.
E a gente achando que o rapa que o “Parasita” fez seria talvez uma mudanca.
Nao vi Coda. Ainda nao posso opinar.
Mas gostei demais mesmo do curta de animacao que venceu esse ano, “The Windshield Wiper”, tem no youtube pra ver. Achei sensacional!
Boa dica, não vi esse curta.
Há anos o Oscar virou uma espécie de confraria de chatice e injustiça. Até o Oscar do Will “tapão” Smith foi um exagero, na minha modesta opinião.
André, eu acho uma bomba, muito bem feita tecnicamente, mas uma bomba H de sonífero….
Também não suporto.
Eu pensava que “A Forma da Água” era o fundo do poço da premiação, mas a humanidade sempre consegue surpreender…
Concordo com o texto. E fora as injustiças, foi uma cerimônia enfadonha, chata demais (seguindo o padrão da última década, pelo menos).
E sobre CODA, vejo o seguinte diálogo ocorrendo no futuro:
‘Lembra daquele Oscar em que o Will Smith deu um tapa na cara do Chris Rock?’
‘Putz, lembro!’
‘Quem ganhou melhor filme naquele ano mesmo?’
‘Putz, não lembro! Acho que foi ‘Parasita’.’
Pensei o mesmo, ninguém vai lembrar o filme vencedor.
Perfeito. A safra realmente não estava boa… Mas também achei “Ataque dos cães” infinitamente superior.
Os filmes habitam planetas diferentes.
Barcinski,
Eu não vi o filme e não posso opinar sobre a qualidade dele mas em 1986 a Marlee Matlin ganhou o oscar de melhor atriz. Ela era uma atriz surda ou com deficiência auditiva e ganhou a estatueta fazendo o papel dela mesma praticamente utilizando a linguagem dos sinais. A Academia foi muito criticada na época por essa premiação. Foi um caso parecido? O filme era Filhos do Silêncio. Eu sei que são casos diferentes. Um é prêmio de melhor atriz o outro de melhor filme. O Rubens Ewald criticou esse Oscar no momento da premiação.
Não dá pra dizer se são casos semelhantes, mas a atuação da Matlin realmente foi muito boa em “Filhos do Silêncio”.
André, não vi ainda o “No ritmo do coração”, então não sei dizer se ele é ruim ou não.
Mas, nos últimos anos, o Oscar é mais lembrado pelas gafes (Will Smith x Chris Rock, Warren Beatty errando o vencedor de Melhor Filme, a selfie que era uma ação de marketing da Samsung) e pela audiência decadente ano a ano do que pelo mérito cinematográfico dos vencedores!!!!
Mas, pelo que vc escreveu (e eu acredito), bombas oscarizadas como Entre dois amores, Dança com lobos, Gente como a gente, Shakespeare apaixonado e O paciente inglês, entre muitos outros, são como o Cidadão Kane perto do vencedor deste ano….
Vc acha “Entre Dois Amores” uma bomba? Amo esse filme.
Oi André! Concordo com sua opinião sobre CODA. Essa postura da Academia, porém, não é novidade. Já aconteceu muita vezes. Desde Shakespeare Apaixonado vencendo Soldado Ryan e The Thin Red Line em 99, passando por Conduzindo Miss Daisy levando no lugar de Nascido em 4 de Julho ou Sociedade dos Poetas Mortos em 90 ou O Maior Espetáculo da Terra batendo Matar ou Morrer em 53.
Oq mudou agora é o formato de votação, em que os votantes votam por ranking, em uma ordem de preferência. Ou seja, quanto mais inofensivo o filme, menos chances de estar no fim da lista de muita gente e mais favorito pro prêmio. Esse ano, Power of the Dog (que pra mim é o melhor filme do ano passado) enfrentou rejeição por ser Netflix, por exemplo. E pode ser que os comentários homofóbicos e cretinos do Sam Elliott tinham encontrado eco na galera que vota tb…
Enfim… No geral, a premiação foi bem bosta esse ano mesmo.
Grande abraço!
Concordo com você, mas acho “No Ritmo do Coração” muito pior do que todos esses vencedores que vc citou.
E pensar que já tivemos num passado recente em um mesmo ano Forrest Gump, Pulp Fiction e Um Sonho de Liberdade.
Coração Valente é uma porcaria e Titanic é uma chatice que só salva a cena do afundamento, pela técnica .
Também acho uma chatice, mas é infinitamente mais bem feito e com mais talento do que “No Ritmo do Coração”.
Esse seu último parágrafo é muito sintético da situação. Na minha opinião esse foi o segundo pior filme da história do Oscar a levar o principal prêmio (acho a “Forma da Água” ainda pior). O filme é tão sonso que assim que acabou eu fiz uma sessão dupla com “Double Indeminity” do Billy Wilder (Petra Belas Artes) e “The Wild Bunch” do Peckinpah (HBO Max) para desopilar o fígado. Lembrei de um artigo antigo seu sobre artistas que bandas indie-fofas deveriam encontrar num beco escuro e fiquei sonhando com aquela menina meiga e sonhadora do “CODA” cruzando com a femme fatale manipuladora da Barbara Stanwyck num beco escuro. Deu dó.
Fez muito bem.
depois que o russell crowe nao ganhou a estatueta por “uma mente brilhante” parei de seguir essa porcaria.
A premiação do Oscar somente se afundou um pouco mais na lama.
A minha primeira grande decepção foi o prêmio de melhor filme a “Braveheart” de Mel Gibson em 1995 e dois anos depois “Titanic” de James Cameron. FIlmes horrorosos, com textos que deveriam envergonhar os atores. Poderiam no maximo, concorrer no quesito “efeitos especiais” ou “guarda-roupa”.